Factos Numéricos no Pré-Escolar

Captura de ecrã 2016-07-25, às 16.20.57.png

Os factos numéricos referem-se à recuperação automática (máx 3 segundos), da memória, do resultado de diferentes combinações numéricas. A consolidação da sua aprendizagem aumenta a rapidez da tarefa deixando mais tempo e memória de trabalho disponível para tarefas complexas com múltiplos passos (Baroody, 2008). Pretende-se que as crianças antes de os memorizarem os possam compreender (atribuir-lhe significado).

A aprendizagem dos factos numéricos deve ter início logo no período pré-escolar, uma vez que as competências matemáticas adquiridas neste período são preditoras do desempenho académico da matemática a longo prazo (Watts, Duncan, Siegler, and Davis-Kean, 2014). Assim, é importante estimular a criança a consolidar os seguintes factos numéricos:

-1/+1 – A capacidade de se mover facilmente na linha numérica, contando para a frente e para trás é um forte preditor de bons resultados académicos (LeFevre et al, 2006).

Vários estudos demonstram que crianças em idade pré-escolar submetidas a tarefas de representação numa linha numérica apresentam mais tarde um sentido numérico mais aprofundado e melhores capacidades de estimativa e aproximação (Sieger e Ofter, 2003; Siegler e Booth, 2004; Siegler e Ramani, 2009).

Pelo contrário, desempenhos fracos neste tipo de tarefas encontram-se associados a crianças posteriormente identificadas com Dificuldades de Aprendizagem ao nível da Matemática (Landerl, Bevan e Butterworth, 2004; Mussolin et al, 2010; Piazza et al, 2010; Von Aster e Shalev, 2007).

Captura de ecrã 2016-07-25, às 16.16.58.png

Gémeos/Duplos – Flexibilidade que permite saber que, por exemplo, 4+5 = 4+4+1. A criança já no pré-escolar deve saber a soma de dois números duplos: 1+1; 2+2; 3+3; 4+4;5+5.

Captura de ecrã 2016-07-25, às 16.18.14.png

A utilização de rimas pode favorecer a memorização destas somas.

Números amigos – Facilitam a realização de operações por decomposição

Baroody (2008) defende que deve ser trabalhado logo no pré-escolar a composição e decomposição até 5 e que a facilidade nestas combinações é preditora de uma maior fluência matemática.

Amigos do 5

Captura de ecrã 2016-07-25, às 16.19.10.png

Advertisements